top of page

MENTE VAZIA É A OFICINA DO DIABO??? MENTIRA!!! É A PORTA DA CRIATIVIDADE.

Comecei a ler um livro chamado "Criatividade - Liberando sua força interior" por Osho e me deparei com uma passagem muito interessante.

Existem tolos no mundo inteiro que não param de dizer "Faça algo ao invés de não fazer nada." E há também idiotas completos que espalharam este provérbio por toda a terra: "A mente vazia é oficina do diabo." Não é! A mente vazia é a oficina de Deus. A mente vazia é a coisa mais bela do mundo, a mais pura delas. Como pode a mente vazia ser oficina do diabo? O diabo não pode entrar numa mente vazia, é impossível! O diabo só consegue entrar na mente que esta obcecada por atividades - então, ele consegue domina-lo.

Para entender melhor essa passagem é necessário primeiro entender dois conceitos, a diferença entre ação e atividade.

- AÇÃO: é beleza, resulta de uma reação espontânea. A vida precisa de reação e a todo momento você precisa agir, mas a atividade vem pelo momento atual. Você se sente faminto e procura comida, tem sede procura uma fonte de água, tem sono vai dormir. E em razão da plenitude da situação você age. Ação é algo espontâneo e pleno.

- ATIVIDADE: jamais é espontânea, é oriunda do passado, podendo acumular-se por anos e que acaba explodindo no presente, embora não seja relevante. Nossa mente é astuta, sempre achará motivos para a prática da atividade e tentará provar que algo é ação. Quando você menos esperar, explode de raiva. Todos a sua volta verão que isso foi desnecessário, que a situação não exigia isso, mas o fato é você não conseguir entender isso.

E como isso atua na minha vida?

O que quero dizer com isso? É que a atividade constante não lhe permite relaxar, é uma necessidade obsessiva que irá sempre lhe exigir a fazer algo. Esta obsessão de ser sempre ativo precisa ser observada, você é que tem que observar isso na sua própria vida e ver quais atividades lhe são insignificantes e desnecessárias. Se pergunte: Porque faço tal coisa? Porque isso me afeta dessa forma? E procure ver a utilidade disso na sua vida, senão, a descarte e descarte os meios que te levam a executar tal atividade em certas situações.

Olhe para si e veja que sentimentos te levam a executar certas atividades que lhe serão desgastantes, percebendo estes sentimentos fica mais fácil compreende-los e chegar a causa deles te levarem a executar tais tarefas que o deixam inquieto, agitado e que consomem energia desnecessariamente.

Já a ação vem de uma mente silenciosa, harmonica é algo belo de se observar, existe ação quando ela é relevante, ocorre de momento para momento de forma espontânea, é uma reação do momento atual. A ação é criativa e construtiva.

Por isso que uma mente vazia de pensamentos e atividades (não digo de conteúdo) é a porta para a criação, a criatividade e as novas ideias. Pois esta mente possibilita colocar isso em ação no momento certo.

Nossa mente é fluídica, enquanto estiver cheia, não haverá espaço para o novo, como um copo cheio é necessário esvazia-lo para colocar um novo conteúdo. E um copo cheio por muito tempo terá seu conteúdo apodrecido com o tempo pela atividade dos conteúdos dele e que o envolvem.

Portanto para se ter uma mente criativa e constantes ideias novas, aprenda a esvaziar a sua mente, a soltar seus sentimentos e emoções. Meditação é ótimo para isso, assim como, ter alguém para lhe ouvir, para que você possa esvaziar aquilo que você sente e que lhe perturba aliviando assim seus ciclos de atividade mental e abrindo espaço para ações quando necessário.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page