CHAVE Nº 1 PARA A CRIATIVIDADE - VOLTE A SER CRIANÇA.
Toda criança é criativa, pois está liberta das prisões da mente, conhecimento e preconceitos. Elas constantemente experimentam o novo. Não são robôs os quais repetem funções.
Quer ser criativo, volte a ser criança. Toda criança nasce criativa e nós adultos á sufocamos com a "maneira correta" de se fazer as coisas, o ser criativo não tem medo de fazer da "maneira incorreta", aquele que faz sempre da maneira correta é um excelente produtor, manufaturador ou técnico, mas nunca um criador.

A diferença entre um produtor e um criador:
- Produtor é o que conhece a forma correta, organizada, eficiente e economica de reproduzir algo com o mínimo esforço, ele gera mais resultado.
- Criador geralmente se perde no que procura fazer, ignora o jeito certo de se fazer algo, sua busca é incessante e segue por várias direções, irá errar varias vezes, mas irá aprender e ganhará cada vez mais experiências. Irá consequentemente fazer aquilo que ninguém jamais fez, mas se tivesse seguido a forma correta nunca teria chego a fazê-lo.
O criador tem que ser capaz de parecer idiota, irá por em risco sua respeitabilidade. Você já viu alguém respeitável fazer algo criativo? São raros, porque a maioria são medrosas, por que se fizer algo errado irão perder seu prestígio e não conseguirão suportar isso. Somente aqueles que estão disposto a colocar seu prestígio, amor-próprio e respeitabilidade é que serão capazes de se arriscar em algo que todos desprezam, serão tidos como loucos e excêntricos. Como consequência o mundo irá reconhecer seu valor tardiamente, pois as pessoas demoram a reconhecer algo que possua verdadeiro valor.
Toda criança nasce com um grande potencial criativo, mas logo nos adultos as moldamos para fazer as coisas da maneira correta, logo tornam-se robôs, passando a fazer as coisas da maneira correta, de forma eficiente e assim acabam ganhando respeitabilidade. Quando a criança nasce o hemisfério direito do cérebro (criativo) é predominante e o esquerdo (lógico) esta inativo. Através das eras com o aperfeiçoamento da educação fomos desativando o lado direito em benefício do esquerdo, do jardim de infância a universidade e feito um esforço para destruir o lado direito e estimular o esquerdo e entre os 7 aos 14 anos de idade, acabamos conseguindo e a criança em nós acaba sendo destruída.
A criança passa de um ser selvagem para tornar-se um cidadão, ela aprende padrões de disciplina, linguagem, lógica e da conversa. Começa a competir na escola, torna-se egoísta e a aprender padrões neuróticos que prevalecem na sociedade. Com a cultura adquire interesse pelo poder, dinheiro e a pensar de forma mais educada para torna-se mais poderosa e prestigiada.
Esta forma de educação nos força a seguir para um ponto extremo, que nos força há uma necessidade de revolta e essa necessidade é imensa. Fez desaparecer de nossas vidas a poesia, dança, pintura, melodias, composições que envolvem amor e a beleza. Em seu lugar os homens adotaram como deuses o dinheiro, poder e influência. Demonstrando a estupidez daquilo que chamamos de educação.
Como consequência desse excesso de razão e lógica alguns acabam procurando as drogas como uma forma de libertação de sua criatividade e consciência. Quando o homem descobre a alegria na forma de drogas, fica difícil abandona-las. Para abandona-las o homem precisa encontrar algo melhor que elas; A meditação é um desses meios, pois não é prejudicial e sim benéfica, pois a meditação desloca a predominância da função cerebral do lado esquerdo(razão/lógica) para o direito(criatividade).
Nosso sistema educacional precisa deixar de enfatizar tanto o hemisfério esquerdo do cérebro e mostrar a criança como usar ambos com equilibrio e de acordo com as situações.

O hemisfério direito é o fim e o esquerdo é o meio: você ganha dinheiro porque quer aproveitar a vida, você se preocupa com seu saldo no banco, porque quer estar tranquilho para amar, você trabalha porque quer se divertir. Relaxar e divertir-se é o fim (objetivo), o trabalho é o meio para se chegar a isso.
Toda criança chega a escola muito inteligente, mas poucas pessoas saem das universidades com sua inteligência. Voce consegue seu diploma, mas isso lhe custa geralmente sua inteligencia, alegria e sua vida, muitos perdem a função direita de seus cérebros, matam sua criatividade. O que voce conseguiu? muita informação, uma mente cheia de memórias capaz de repetir e reproduzir. Você vomita informação e é considerado inteligente por isso. Voce só consegue vomitar a mesma coisa se você não a digeriu, se voce vomita o mesmo que engoliu é como se tivesse feito uma prova, você colocou num papel exatamente aquilo que disseram para você, se você a digere, voce transforma essa informação, mas para a maioria isso soará como estupidez pois não saiu da forma como elas esperavam que saísse.
Pessoas verdadeiramente inteligentes geralmente são desajustadas, exemplo: Albert Einstein, que não passou no seu exame de admissão pois não se comportava de acordo com os demais.
Nosso sistema educacional precisa ser transformado, é preciso mais alegrias nas salas de aula, mais dança, música, poesia e etc, para gerar mais criatividade com mais inteligência e abandonar a dependência da memória. Não deveria haver respostas certas ou erradas, o que existe é uma resposta conformista e repetitiva ou uma resposta criativa, sensível e inteligente. Mesmo que a resposta inteligente não pareça correta ou não vai de acordo com velhos costumes, esta é digna de elogio pois demonstra inteligência.

Quer ser criativo???
- Desfaça do que seus pais e professores fizeram de você.
- Desfaça das regras e leis que lhe impedem de ser você.
- Desfaça das políticas inúteis e reguladores que exercem em você.
- Desfaça os dogmas e costumes que te prendem de sentir você.
Assim você voltará ser criativo, a criatividade existe em todos nós e esta recalcadas dentro de ti, cabe a você libertar-se da armadilha que o prende. Quando isso ocorrer a sociedade irá perder o respeito por você, você deixará de ser respeitável e será considerado um estranho, um excêntrico. Isso é coragem no mais alto grau, ser excêntrico. Se voce quiser ser criativo terá que arriscar tudo. Vale a pena, pois um pouco de criatividade vale mais do que todo este mundo conformado e sem vida dos neuróticos.
Inspirado no livro: Criatividade - liberando sua força interior, por OSHO.